O Chamado ao arrependimento acontece diversas vezes da parte do Senhor ao povo de Israel, mas vamos meditar a partir do Novo Testamento, em Mateus 3:1-2, quando João Batista estava pregando, as palavras que o Senhor pois na sua boca conduziram o povo a arrepender-se:
(Mateus 3:1) - E, NAQUELES dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia,
(Mateus 3:2) - E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
O motivo suficiente dado por João para que o povo se arrependesse, era a chegada do Reino de Deus, reino esse através de Jesus, que estabeleceu um novo tempo para a raça humana, o tempo da graça, falaremos da Graça de Deus em outro artigo. Então Jesus vem a estabelecer o Reino do Pai na Terra, e curiosamente quando pregou certa vez disse as seguintes palavras:
(Mateus 4:17) - Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Não é tempo de vivermos pecando, quem quiser viver assim morrerá, pois as consequências do pecado são terríveis, Romanos 6:23 diz que o salário do pecado é a morte. Se pecou há uma saída, e com certeza, como eu, você já pecou pois I João 1:8 diz: Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Certo dia enviou seus discípulos a pregar: (Marcos 6:12) - E, saindo eles, pregavam que se arrependessem. Pedro, após Jesus partir para o céu, cheio do Espírito Santo pregou para uma multidão: (Atos 2:38) - E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Paulo pregando o evangelho disse: (Atos 17:30) - Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam. O Senhor não está interessado no seu passado e sim no teu futuro. No último livro da Bíblia ele diz: (Apocalipse 3:3) - Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. O dia do Senhor está próximo, que cada um se arrependa dos seus pecados, mude de atitude e receba o perdão de Deus enquanto é tempo.
Em Isaías 55:6-8 está escrito:
Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.