• Texto mais visitado
  • Novidades
  • Canal Youtube
  • Podcast
  • Paz e Vida
  • Sobre o Autor

terça-feira, 5 de abril de 2011

Estevão, um diácono Aprovado!

Meus queridos, a Paz do Senhor! Cheguei do seminário em instantes e já estou aqui para mais uma vez interagir com vocês. Hoje estive meditando no livro de Atos e no capítulo seis, temos uma narrativa do Doutor Lucas sobre a vida de Estevão. A primeira informação que temos é que ele foi eleito diácono por possuir algumas virtudes pré-estabelecidas para o cargo, isto é, para ocupar este importante cargo o homem deveria possuir boa reputação, boa fama, porque nós conhecemos ainda que superficialmente pessoas que são de boa índole ou não. Quando te peço para lembrar-se de uma pessoa de boa reputação, tenho certeza que alguém vem a sua mente, eu, por exemplo, lembro-me do meu avô, um homem íntegro, que gosta de comprar e pagar seus débitos em dia, que é controlado em suas finanças e que é um exemplo como ser humano para mim; lembro-me do meu Pastor, Josias Aureliano da Silva, um homem que é exemplo de fé, de esposo, de pai, de líder, enfim, há pessoas que tem boa reputação, e não posso deixar escapar esta oportunidade de perguntar a ti: Como está a tua reputação?

Para ser diácono o homem deveria também ser cheio do Espírito Santo, essa condição diz respeito a uma vida de santidade diante de Deus, uma vida de oração, de Jejum, de renúncia a si mesmo pelo evangelho. Ser cheio do Espírito Santo para não abrir a boca de si mesmo, mas guiado em suas palavras pelo próprio Deus que nos declara, através de Jesus, que não devemos nos preocupar quando tivermos que discursar sobre o Reino de Deus diante de autoridades, pois o próprio Senhor, coloca as suas palavras em nossa boca, no momento em que iniciarmos a nossa verbalização, pois não somos nós que falaremos, mas o Espírito de nosso Pai fala através de nós (Mateus 10:19-20).

Além de boa reputação e de ser cheio do Espírito Santo, para ser diácono o homem deveria ser cheio de Sabedoria. Mas o que é sabedoria? A sabedoria é uma capacidade dada por Deus aos homens, que o capacita a tomar decisões acertadas em momentos cruciais de sua vida, ou da vida de outros ao seu redor. Biblicamente quando falamos de sabedoria, logo nos lembramos de Salomão, conhecido com o homem mais sábio do mundo, porém, Jesus é verdadeiramente o mais sábio entre os sábios, pois ele é a resposta para cada uma de nossas perguntas. Salomão ao escrever provérbios, deixou registrado: "O temor do Senhor é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução".

Diante de tantas recomendações podemos concluir que Estevão foi um varão aprovado, que com certeza passaria no crivo do próprio Paulo que consentiu em sua morte, mas que posteriormente veio a se tornar um grande pregador do Evangelho, escrevendo inclusive a Timóteo, seu filho na fé, declara: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, e que maneja bem a palavra da verdade (2 Timóteo 2:15). Diante de tantas boas referências que possuímos acerca de Estevão, não há nenhuma dúvida acerca da postura deste homem, não era um falso profeta, era um homem de fé e que vivia a mensagem que pregava, por isso podemos acreditar piamente nele, que declara: Eu vejo os céus abertos, e o filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus (Atos 7:55).

O que me entristece é a dificuldade que a igreja passa para encontrar homens assim hoje. Há muitos pregadores de profissão, mas de má reputação. Aqui em minha cidade um Pastor casado da capital que veio aqui pregar intineirantemente coabitou com uma jovem e a engravidou, falta de vergonha, má índole que culmina na desaprovação de Deus. Há quem pregue não pelo Espírito, mas pelo desejo de arrecadar dinheiro em nome de Cristo. Há quem tenha visões falsas, ou pior, encomendadas, e convivemos com isto como se fosse a coisa mais natural que existe.

Diante de tudo isso deixo aqui o meu desabafo: Precisamos de homens de Deus aprovados!


Este Artigo foi publicado pelo Blog www.aindaexistepaz.com, se você está lendo este artigo em outro blog, informe-nos através de nosso formulário de contato.

0 comentários:

Deixe seu comentário...

Ainda Existe Paz, Levando você à Presença de Deus. Leia nossos artigos e se edificar a sua vida compartilhe conosco deixando um comentário. Escreva no campo em branco, escolha seu modo de identificação (Nome/url=seu nome e seu site; anônimo=não exibir seu nome e etc.) e clique em postar.