• Texto mais visitado
  • Novidades
  • Canal Youtube
  • Podcast
  • Paz e Vida
  • Sobre o Autor

terça-feira, 26 de abril de 2011

Você é um verdadeiro discípulo de Cristo?


Texto Base: João 8:31 "Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;"



Partindo da certeza de que nós não fomos chamados para permanecer estagnados na fé, que precisamos prosseguir, hoje o Senhor nos convoca a meditarmos sobre o que nós pensamos acerca da vida que levamos diante d'Ele. Podemos chegar a uma conclusão óbvia da nossa real situação, fazendo uma análise da nossa maneira de viver, comparando-a com os padrões estabelecidos por Deus em sua Santa Palavra. Você agora saberia responder sobre quanto de você está comprometido com Deus?



No nosso texto base, percebemos, nas palavras do Senhor Jesus, uma condição para aquele que quer ser discípulo d'Ele: Permanecer na sua palavra! Buscando no Dicionário Aurélio um significado para a palavra "permanecer" encontramos em primeiro lugar que permanecer é continuar a ser. Se você é um verdadeiro discípulo de Jesus você deve em primeiro lugar  aprender a continuar a ser um discípulo. Há pessoas que iniciaram uma caminhada com Deus, mas desistiram no caminho, não continuaram, como conta o próprio Senhor Jesus na parábola do semeador: 

Mateus 13:3-8

"E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.

E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;
E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.
Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta."


Mateus 13:18-23

"Escutai vós, pois, a parábola do semeador.

Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.
O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;
E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;
Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta."


O verdadeiro discípulo de Jesus continua sendo para sempre de Jesus, continua vivendo a palavra de Jesus e produzindo frutos, isto é, a sua maneira de viver é tão ligada a palavra de Deus, que outras pessoas ao lhe conhecerem querem viver para Deus, da mesma maneira que o verdadeiro discípulo vive.

Outro significado da palavra permanecer é Perseverar. O verdadeiro discípulo de Cristo é aquele que persevera na palavra de Deus.

Salmos 119:11 "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti."

Salmos 119:105 "Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho."

Daniel 3:15-18 "Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?

Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio.

Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.
E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste."


O verdadeiro discípulo de Jesus não abandona Jesus por nada, persevera. Se as finanças vão bem ele caminha com Jesus, se as finanças vão mal ele ainda assim caminha com Jesus; Se o casamento vai bem, ele está com Jesus, se o casamento passa por aflições ele continua com Jesus; Se a saúde vai bem, ele fica com Jesus, se a saúde está abalada, ele fica com Jesus assim mesmo. O verdadeiro discípulo de Cristo não depende de uma benção para servir ao Senhor, ele é vive uma vida diante de Deus segundo as palavras do profeta Habacuque:

Habacuque 3:17-19 "Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;

Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.

O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas."


Ainda que Habacuque estava disposto a servir a Deus em meio a dificuldades, ele descreve também a sua esperança num futuro melhor com Deus no verso 19 quando diz que o Senhor é a sua força, ou seja, o motivo pelo qual ele suporta as aflições e continua de pé é a presença de Deus em sua vida; e Deus fará os pés dele ligeiros como os das cervas, isto é, Deus nos dá poder para escaparmos das armadilhas do inimigo; outrossim, Habacuque que estava disposto a perseverar na sua confiança e fé no Senhor em meio a tribulações, crê que o Senhor tem o poder de o fazer andar sobre as sua alturas, isto é, Deus tem o poder de fazer eu e você alcançarmos lugares mais altos do que ocupamos atualmente, porém o verdadeiro discípulo de Jesus não serve ao Senhor pelas maravilhas que Ele opera, mas sim porque foi escolhido para permanecer, para continuar com Jesus, para perseverar em seguir a Jesus neste mundo tenebroso, independente de quaisquer situações adversas. 

Você sabe o que significa a palavra discípulo? Esta palavra é encontrada 259 vezes ao longo da Bíblia Sagrada, duas vezes no Antigo Testamento (2 Crônicas 25:8 e Isaías 8:16) e as demais no Novo Testamento. Recorrendo mais uma vez ao Dicionário Aurélio aprendemos que discípulo é aquele que segue as idéias ou as doutrinas de alguém. Quando afirmamos que somos discípulo de Cristo, estamos informando que seguimos as idéias e as doutrinas de Jesus, portanto não vivemos mais segundo os nossos pensamentos, mas segundo os pensamentos de Deus:

Gálatas 2:20 "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim."

II Corintios 5:17 "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."

O verdadeiro discípulo de Jesus segue os pensamentos e as idéias de Jesus. 

Mateus 5:14-15 "Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;

Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa."


Finalmente quero te levar para o que diz o apóstolo Paulo, para encerrarmos esta reflexão que o Senhor nos trouxe hoje:

Efésios 4:17-32 "E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.

Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;

Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.
Mas vós não aprendestes assim a Cristo,
Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;
Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
E vos renoveis no espírito da vossa mente;
E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
Não deis lugar ao diabo.
Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo."


Creio que as palavras que o Senhor revelou a Paulo e as demais que lemos são suficientes para te fazer compreender que ser discípulo de Jesus é muito mais do que ir ao templo e ficar sentado num banco. Ser discípulo de Jesus é viver segundo os seus pensamentos e doutrinas; ser discípulo de Jesus é continuar seguido-o e continuar vivendo as suas palavras. Ser discípulo de Jesus é perseverar na fé que possuímos n'Ele custe o que custar, haja o que houver. Finalmente ser discípulo de Jesus é viver nos padrões do texto de Efésios que citamos acima. Ainda há tempo, renda-se totalmente a
Jesus.

2 comentários:

  1. MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
    Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir

Ainda Existe Paz, Levando você à Presença de Deus. Leia nossos artigos e se edificar a sua vida compartilhe conosco deixando um comentário. Escreva no campo em branco, escolha seu modo de identificação (Nome/url=seu nome e seu site; anônimo=não exibir seu nome e etc.) e clique em postar.