• Texto mais visitado
  • Novidades
  • Canal Youtube
  • Podcast
  • Paz e Vida
  • Sobre o Autor

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Voltemos aos Mandamentos de Deus!


A Paz do Senhor querido ou querida! Estava lendo aqui o livro do Profeta Oséias e achei algo interessante no capítulo cinco:


Oséias 5:11 "Efraim está oprimido e quebrantado no juízo, porque quis andar após o mandamento dos homens."


O Senhor está olhou para o povo de Efraim, que são israelitas, membros do povo de Deus e viu que a condição de vida a qual eles estavam vivendo não era muito boa, ao olhá-los o Senhor viu sofrimento, o texto diz que estavam oprimidos, ou seja, estavam humilhados, cabisbaixos, com dificuldades, em aperto.

Muitas vezes em nossa caminhada nesta Terra é exatamente assim que nos sentimos, hoje mesmo não precisa procurar muito para encontrar alguém assim, pare um pouco e você vai lembrar de alguém nesta condição, ou quem sabe você mesmo está assim, oprimido, humilhado, cabisbaixo, com dificuldades ou em aperto. Além disto o Senhor viu Efraim quebrantado no Juízo, me corrija se eu estiver errado algum outro teólogo que nos visite, mas eu entendo que esta expressão revela um sentimento de culpa por parte do povo, uma consciência de que fizeram algo de errado e agora estavam sofrendo por ter errado diante de Deus, esta era a condição de Efraim e esta muitas vezes é a nossa condição.

O Senhor então através de Oséias nos informa o motivo pelo qual Efraim estava em tanto sofrimento: porque quiseram andar após o mandamento dos homens.

Este é um perigo que ronda as nossas vidas até os dias atuais, andar segundo o mandamento dos homens e esquecer os mandamentos de Deus. Pastores que não disciplinam ovelhas para não perdê-las como dizimistas, igrejas onde se pode fazer tudo e os líderes não cobram santidade do povo, evangelhos idólatras sendo pregado, mensagens de alívio imediato, mas não enviadas da parte de Deus, cultos cada vez mais cheios de apresentações humanas, sem porém, a manifestação do poder de Deus. Pessoas que não se casam porque o pastor não aprovou o namorado ou a namorada, pastores controladores da vida dos outros conforme os seus próprios olhos, e não conforme os olhos de Deus. Seguir esses mandamentos de homens te levará, segundo a palavra de Deus, para a opressão e o quebrantamento de juízo, por isso, voltemos hoje, agora mesmo, aos Mandamentos de Deus: Ame o Senhor sobre todas as coisas, e ao teu próximo como a ti mesmo! Adore ao Senhor nosso Deus, em espírito e em verdade e Ele mesmo te abençoará ricamente.

Este Artigo foi publicado pelo Blog www.aindaexistepaz.com, se você está lendo este artigo em outro blog, informe-nos através de nosso formulário de contato.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Jesus é o teu noivo amado?


Cânticos 2:8-10 "Esta é a voz do meu amado; ei-lo aí, que já vem saltando sobre os montes, pulando sobre os outeiros.
O meu amado é semelhante ao gamo, ou ao filho do veado; eis que está detrás da nossa parede, olhando pelas janelas, espreitando pelas grades.
O meu amado fala e me diz: Levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem."

Graça e Paz da Parte de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo a todos os escolhidos de Deus, eleitos pelo Senhor para ser sua igreja, noiva adornada, povo separado e ungido por Ele mesmo para vencer. Hoje o Senhor tocou em meu coração para ministrar aqui no Ainda Existe Paz acerca de Jesus, o nosso Senhor amado! O texto base desta mensagem está localizado no livo de Cantares, livro escrito pelo Rei Salomão em meados do século X antes de Cristo, um livro que indico a leitura principalmente a todos os casados, pois é fonte de inspiração para renovação dos laços do matrimônio e de confirmação para aqueles que ainda duvidam que exista amor verdadeiro. Neste livro podemos destacar dois personagens principais, o primeiro é o esposo, um pastor e Rei louco de amor pela esposa (1:7), o segundo ou segunda personagem é a esposa, uma Sulamita camponesa que ama seu esposo(6:13), porém não posso deixar de informar que há outros não tão relevantes personagens citados no livro dos Cânticos de Salomão os quais não citarei hoje.

Agora que você conhece um pouco mais sobre este livro, vamos a mensagem de Deus para mim e para você hoje. Os versos que usamos como base são palavras ditas pela Sulamita, onde ela declara estar ouvindo a voz do seu amado, ela declara estar vendo ao longe o seu amado, ela declara contemplar ele vindo saltando por sobre os montes e pulando sobre outeiros, ela descreve a aparência do seu amado, ainda descreve o comportamento dele para com ela, e por fim um convite para que saia ao seu encontro. Tomando como fundamento essas descrições eu te convido à revelação do Senhor nesta palavra, pois, o motivo pelo qual esse livro está na Bíblia é que esse amor verdadeiro do pastor pela camponesa e da camponesa pelo pastor, é uma figura do amor de Deus pelo seu povo e do amor de Jesus por sua Igreja. O amor de Deus para conosco é o motivo de nós estarmos aqui vivos, verdadeiramente Deus nos ama, veja o que diz o profeta Jeremias:

Jeremias 31:3 "Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí."

Baseado neste versículo eu posso dizer que o Senhor me ama para sempre, o Senhor ele te ama para sempre! Ainda o apóstolo João registra esse amor agora falando de Jesus:

João 15:9 "Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor."

Sim meus queridos, Deus nos ama, Jesus também nos ama, e ainda veja mais outro verso:

Romanos 5:5 "E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado."

O Espírito Santo de Deus está no coração daqueles que aceitam a Jesus como Senhor e salvador de suas vidas e esse Espírito Santo é o próprio amor de Deus derramado em nós, com isso concluímos que o Pai nos ama, Jesus nos ama e o Espírito Santo também nos ama, por isso, não ande preocupado, se teus pais não te amam, se teus amigos te abandonam, se teus filhos não te demonstram amor, se por qualquer pessoa você é desprezado, receba este recado de Deus para você hoje: EU TE AMO, EU TE AMO, EU TE AMO!

Voltando ao livro de Cantares eu posso dizer que o esposo é uma figura de Jesus, e a esposa é uma figura da igreja do Senhor, por tanto, podemos interpretar as palavras de Salomão como Palavras de Jesus para Igreja e as palavras da Sulamita a Salomão como respostas da Igreja para Jesus. Aqui quero reafirmar o título desta mensagem, Jesus é o
teu noivo Amado? Digo isto porque não são somente as nossas palavras que atestam se isso é uma realidade em nossas vidas, mas principalmente as nossas atitudes diante dele, pois se amamos Jesus, temos que ter os mesmos sentimentos da Sulamita para com Salomão, o mesmo desejo, o mesmo anseio, a mesma espera como veremos a seguir.

1 - Esta é a voz do meu amado - Quem ama Jesus ouve a voz de Jesus!

Carinhosamente, a Sulamita chama Salomão de meu amado, existia um profundo amor no coração dela por Salomão, e eu te pergunto hoje: Como anda o teu amor para com Jesus? Será que anda como o amor da Igreja de Éfeso?

Apocalipse 2:1-4 "ESCREVE ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor."

O Primeiro amor é um sentimento puro e arrebatador que faz com que a pessoa pela manhã só pense em quem ama, durante o dia, pense em quem ama, à noite olhe para a lua pensando em quem ama, durma e sonhe pensando em seu amor, faz de tudo e nunca se esquece da pessoa amada. Quando você acorda você lembra de Jesus? durante o dia você lembra de Jesus? Quando chega à noite teu pensamento volta-se para ele? Há um desejo no seu coração de ouvir a voz dele? Você sabe quando Ele está falando com você? Se a sua resposta é sim, isso é um sinal de que Jesus é o teu noivo amado; caso a sua conclusão seja que não, que isto sirva de alerta para você, talvez o teu amor esteja velho e não ames mais a Jesus como antes, por isso hoje renove este amor, esquenta esse amor, volta ao primeiro a amor antes que seja tarde demais.

2 - ei-lo aí, que já vem saltando sobre os montes, pulando sobre os outeiros - Quem ama Jesus vive atento à presença d'Ele!

A Sulamita agora declara que o seu amado está presente, mas a continuação do verso revela que ele ainda não havia chegado, isto é um mistério profundo, pois a Igreja de Deus vive a mesma sensação nos dias atuais. Pelo amor que tenho ao Senhor eu posso sentir a presença d'Ele aqui agora mesmo, ainda que meus olhos não o vejam aqui eu estou ligado ao Senhor através do amor que sinto por Ele, e o meu Espírito me ajuda a me comunicar com Ele, isso é uma virtude chamada pelo apóstolo Paulo de Dom do Espírito Santo, que só recebe aqueles que confessam a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas, é uma exclusividade daqueles que amam a Jesus, por isso podemos declarar pela fé que Ele está aqui. Estevão o primeiro mártir cristão, antes de morrer declarou: Eu vejo os céus abertos, o Pai e o filho à sua destra! Aleluia! Se Jesus é o seu noivo amado, você é sensível a presença d'Ele.

3 - O meu amado é semelhante ao gamo, ou ao filho do veado - Jesus te amou tanto que lutou pelo teu amor!

Eu realizei uma pesquisa acerca do Gamo (espécie de veado) e do veado para compreender o que a Sulamita está afirmando nesta parte de Cantares e me maravilhei ao saber que uma das características fortes destes dois mamíferos, é que eles disputam entre si pelo direito de ter uma fêmea para acasalar. Esse terceiro tópico é diferente dos dois primeiros, pois, falamos em estarmos atentos a voz de Jesus, depois de ser sensível à presença dele, mas agora eu quero te dizer que vale à pena se entregar a esse amor, pois agora o texto bíblico está informando que Salomão era capaz de lutar pelo amor da Sulamita e eu encontrei isto no 1 Livro dos Reis capítulo 2, morre Davi e este tinha uma serva a qual se deitava com ele apenas para o aquecer, o Rei não a conheceu pois já era velho, sendo Salomão um jovem com promessa de ser o próximo a receber a coroa, esta Serva era uma sulamita e o seu nome era abisague, Salomão vira Rei e o seu irmão pede a sua mãe que faça ao Rei Salomão um pedido simples, que desse a serva Abisague para que seja sua, e Salomão ao ouvir o pedido fica nervoso, tão nervoso que declara à sua mãe que pedir a sulamita era a mesma coisa de pedir o reino, ou seja, esse era o valor daquela mulher para ele. Assim ele manda matar o irmão para que este não toque na Sulamita, pois ela era a sua amada, por isso tomo a liberdade de informar-te o tamanho do amor de Jesus por você, ele te ama assim como Salomão amou a Sulamita, de maneira que não aceita que ninguém toque em ti, pois em você só ele toca, ele é capaz de tudo por esse amor, tanto que só de pensar em você nas mãos do diabo, escravisada, sofrendo, sem esperança ele tratou de dar um jeito de acabar com o teu sofrimento, ele entregou-se para morrer numa cruz mesmo sendo Rei, para que sua amada tivesse o direito de viver em liberdade, e a sua amada é a sua igreja, sou eu e você.

4 - eis que está detrás da nossa parede, olhando pelas janelas, espreitando pelas grades - Jesus te ama tanto que não tira os olhos de você!
O Senhor que nós servimos não nos abandonou, ele continua olhando para nós até a consumação dos séculos, entre as paredes que separam os céus e a Terra, ainda melhor do que isso, é quando ele declara que onde houverem dois ou três reunidos em o nome d'Ele, garante se fazer presente na mesma hora, por isso, assim como Salomão olhava pelas janelas para a Sulamita, assim o Senhor não tira os olhos de você.

5 - O meu amado fala e me diz: Levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem. - Jesus te ama e te convida a estar em sua presença!

Amados, o Senhor nos convida à sua presença! Ele nos convida à sua maravilhosa presença pela manhã, à tarde, à noite e principalmente nas madrugadas, pode se alegrar porque o Senhor marcou um encontro eterno com você e momentos como esses marcam para sempre as nossas vidas, por isso dobra os teus joelhos e vai conversar com o Senhor, pois Ele te convida: Vem! em! Vem meu servo, vem minha serva, vem ao meu encontro, diz o Senhor para ti hoje.


Este Artigo foi publicado pelo Blog www.aindaexistepaz.com, se você está lendo este artigo em outro blog, informe-nos através de nosso formulário de contato.